MEU CACHORRO TÁ SE COÇANDO!!

Dr. Elias Carlos Zoby
Homeopata Veterinário
R. Natal, 308. Farol. Maceió - AL

(82) 3338-4439 / 3338-1535

- Meu cachorro tá se coçando, cheio de um farelo branco como caspa, cheira mal, suja a casa toda. Só melhora quando uso corticóide, deve ser alergia.
- Meu cachorro tá caindo pêlo, ficam umas áreas vermelhas, coça e ele se fere todo. Já usei de tudo, disseram que era sarna, passei remédio e nada. Só melhora quando uso corticóide.

Essas são duas das mais frequentes queixas nas clínicas veterinárias, o nome 'científico' da doença é um só: seborréia. O corticóide pode ter sido até prescrito pelo próprio veterinário alopata. Sim, porque nesses casos o coitado se vê meio sem ter o que fazer.
A seborréia é o excesso de descamação da pele, pode haver aumento de oleosidade, inflamação [é quando a pele fica vermelha, com feridinhas], ou pode ser seca. Enquanto nos cães normais a epiderme [camada superficial da pele] se renova a cada 3 semanas, num cão seborréico isso se dá a cada 3 ou 4 dias. Junta-se a isso a proliferação de germes: bactérias, formando pequenas pústulas com pus; fungos, causando queda de pêlos em áreas circunscritas e mais descamação seca. O mal cheiro e queda de pêlos generalizada ocorrem em todas as doenças de pele dos animais que sejam acompanhadas de coceira intensa.
O uso de corticóides, todas essas drogas que geralmente [mas não todas] terminam com 'sona' [dexametasona, betametasona etc.], suprime temporariamente os sintomas da inflamação mas de forma alguma isso é um tratamento racional nem sequer do ponto de vista alopático.
Corticóides são drogas com ação hormonal e se elas forem dadas em excesso, e isso é o mais comum na veterinária, vão impedir o funcionamento da glândula responsável pela produção do hormônio natural equivalente, no caso o cortisol. Isso vai causar inicialmente uma doença chamada SÍNDROME DE CUSHING, cujos sintomas iniciais são: aumento de apetite e sede, engorda. Ah! Tenho certeza de que se você conhece algum cachorro que toma Azium, Meticorten, Decadron, Celestone ou algum outro corticóide já reparou que ele é comilão, sedento e gordo.
Qual é o próximo passo? Se ele não morrer pela própria síndrome, vai ficar diabético. Bom! Mas ele já está suprimido, e agora? Agora é preciso fazer uma terapia que reverta esse quadro e faça a glândula [adrenal] voltar a funcionar.
- Ah, doutor, mas ele volta a se coçar?!
Sim, no início volta mesmo, ele não produz mais cortisol por conta própria, depois vai melhorando e a síndrome sendo revertida após alguns meses.
O tratamento homeopático, com a escolha do remédio sendo feita baseada nos sintomas peculiares daquele indivíduo doente geralmente cura a seborréia. Demora, mas chega lá!
- Tem outra opção?
Sim, o uso de corticóides, síndrome de Cushing e diabetes.
Agora não se deve confundir tratamento homeopático com a compra de remédio na farmácia homeopática.
Homeopatia funciona por semelhança de sintomas individuais e não pelo nome da doença. Então se Totó ficou curado com Bufo rana, nada indica que Átila também precise tomar o mesmo. Totó é um indivíduo, com uma personalidade própria, com suas características pessoais e Átila é outro indivíduo. Cada um precisa do seu simillimum para curar a sua doença e não é o fato de comprar a mesma coisa na mesma farmácia que vai fazer o medicamento homeopático ao Totó ser homeopático ao Átila também!

HOME